Mensagem do dia:

Mas se me pedissem para apontar um pré-requisito importante para todos os guerreiros de sucesso, responderia que é a sua capacidade extraordinária para lidar com o estresse simultâneo e acumulado.


terça-feira, 21 de junho de 2011

Equiparação salarial da Policia Civil e Militar não equipara na função profissional

Primeiramente acredito que seja necessário deixar claro ao governo e a toda a sociedade a diferença e a complexidade do trabalho da PCMG, especialmente dos investigadores e escrivães, em relação ao trabalho da PM, ainda mais em relação aos praças aos quais somos “equiparados” (equiparação com o primeiro nível da PMMG, soldado).
*Breve explanação ao final deste texto.
 Explicados estes motivos fica evidente que não deve haver equiparação salarial, assim como é feito em todos os outros estados e, sobretudo, no Distrito Federal.
Além disso, é necessário que seja produzido um documento formal citando as atribuições constitucionais de cada Polícia e que seja levado ao conhecimento público. Afinal, mesmo que tais atribuições sejam claras e já estejam presentes na Constituição Federal, a Polícia Militar insiste em ignorá-las, com a conivência do Ministério Publico e Magistratura.
Temos que acabar com esta “aberração constitucional”: A FUNÇÃO DA PM NÃO É INVESTIGAR, SOLICITAR MANDADOS DE BUSCA, PRISÃO OU INTERCEPTAÇÂO TELEFÔNICA, E SIM O TRABALHO PREVENTIVO/OSTENSIVO (PATRULHAMENTO, ABORDAGENS, ETC).
Se a Polícia Civil não tem pessoal e estrutura para realizar sua função constitucional, que haja maiores investimentos na instituição. Aceitar que a Policia Militar investigue com a desculpa de que a Polícia Civil não tem capacidade (estrutura e recursos humanos) para realizar os trabalhos a contento é simplesmente inadmissível. Tal desculpa apenas tira o foco do problema principal: a falta de investimento, apoio e valorização dos policiais e da instituição Polícia Civil.
Sugiro que seja proposto ao governo que crie um mecanismo para que aqueles Policiais Militares interessados em seguir a linha investigativa e que possuam curso superior, “migrem” para a Polícia Civil através de um concurso interno com vagas limitadas ou mesmo com uma “cota” para Policiais Militares em concursos para Investigadores de Polícia. Com isso, poderiam ser resolvidos dois problemas de uma vez: o fim da usurpação de função por parte dos militares e o aumento no efetivo da PC, ainda mais por se tratarem de já policiais. Mesmo que não com foco investigativo, mas para isso haveria reciclagem e aperfeiçoamento  para a linha investigativa, na Acadepol.
Creio, ainda, que não devemos, de forma alguma, aceitar um aumento parcelado, e sim um aumento imediato, pois não podemos ficar impedidos de realizar manifestações e/ou reivindicações por tanto tempo. Além disso, não devemos aceitar “migalhas”, é preferível manter a greve por meses se preciso, mas não devemos aceitar propostas que não beneficiem ou valorizem a base. Essa é nossa luta.
Que sejam emitidas as novas Carteiras Funcionais para o os Investigadores de Polícia e que fique claro o livre porte de armas e franco acesso a ambientes públicos, mesmo que fora de serviço, pois o policial tem o dever legal de agir em caso de flagrantes, o que significa estar sempre em estado de alerta para o cometimento de crimes. Tal medida é de extrema importância, visto que, na cidade de Uberaba, por exemplo, há informações que existe até Portaria baixada pelo Delegado Regional PROIBINDO ( Pasmen) o livre acesso de Policiais Civis em eventos públicos e orientando aos organizadores que não só impeçam a entrada dos Policiais Civis nos eventos como também anotem os nomes dos Policiais que se identificarem na portaria para acesso e comuniquem à Corregedoria.

*Breve explanação sobre as diferenças no trabalho entre PMxPC:
Polícia Militar:

Objetivo: Trabalho ostensivo/preventivo: (Patrulhamento, blitz de trânsito, abordagens a indivíduos suspeitos, etc)

Viaturas: Gol 1.6 Caracterizado, apoiado por outras viaturas Blazers, acrescentado Tático Móvel, GEPAR, GER, ROTAM e, em determinadas situações, apoio aéreo.

Equipe: dezenas ou até centenas de policiais, no mínimo três por viatura.

Trajes e armamentos: Todos fardados com roupas especiais para o trabalho: coldres táticos, coletes balísticos, às vezes até mesmo com duas armas, sendo normalmente uma longa (fuzil) e uma curta (.40), alem de rádios comunicadores, bombas de efeito moral, algemas, spray de pimenta, entre outros.

Policia Civil:

Viatura:Uno 1.0 ou Siena 1.0 descaracterizado.

No interior, em função das poucas viaturas descaracterizadas, a grande maioria dos alvos a serem investigados já as conhecem, dificultando o trabalho de investigação, especialmente no que diz respeito a tráfico de drogas.

Equipe: Normalmente dois policiais, isto mesmo, apenas uma dupla para cuidar de todo aglomerado/setor.

Trajes e armamentos: Roupa comum de uso pessoal, pistola .40, alguns portando algemas (adquiridas com dinheiro próprio) sem coletes,  sem radio e sem reciclagem periódica (treinamento tático, tiro real, etc). Raramente alguns treinamentos de MEAF, realizados apenas na Acadepol em BH. A maioria dos policiais, especialmente no interior, ficam anos sem efetuar um disparo de arma de fogo (treinamento).

Objetivos: entrevistar suspeitos, testemunhas, apurar endereços para cumprimento de mandado de busca e apreensão, cumprir mandados de busca e apreensão, mandados de prisão, proceder abordagens a indivíduos suspeitos, empreender diligências no fito de localizar veículos produtos de roubo e furto, localizar pessoas, realizar campanas, enfim uma infinidade de objetivos onde se permanece em locais de risco por longos períodos e fazendo o possível para não ser notado, sendo tudo anotado e registrado para relatórios posteriores.

Conclusão dos trabalhos da Polícia Militar-MG:

Em caso prisão de indivíduos em flagrante ou arrecadação de objetos, os militares preenchem um REDS contendo apenas campos pré-determinados onde se marca uma opção e ela te leva a outra, ou seja, é pré-formatado para que não haja qualquer erro,Por fim, faz-se um histórico resumido dos fatos, em caso de flagrante o condutor é ouvido em cartório (por um Policial Civil) e vão pra casa.

Conclusão dos trabalhos da Polícia Civil-MG:

Todas as ocasiões em que se realizam diligências deve-se fazer relatório complexo sem campos pré-definidos onde é detalhado como foram os trabalhos e apuração do delito, realizar amplo estudo da vida pregressa dos envolvidos, em caso de prisões e arrecadação de materiais deve se confeccionar REDS, acompanhar oitivas, ser ouvido em cartório, deslocar com os materiais apreendidos para que sejam realizadas as perícias de praxe, entregar ofícios de comunicação ao Ministério Público, Juiz, Defensor, avisar familiares dos conduzidos, realizar procedimentos no sistema informatizado, conduzir preso ao IML e ao Ceresp/Presídio, alem diversas outras diligencias que surgem para cada crime em particular. Há de se salientar que se estes procedimentos demorarem 24 horas, a dupla de policiais, vai realizar tudo sozinhos com a mesma viatura que realizou a prisão.

Audiência em Juízo - Policial Militar

Confirma dados do REDS e Oitiva realizada no APFD.

Audiência em Juízo - Policial Civil

Confirma dados do REDS, dos Relatórios, da oitiva realizada no APFD, é questionado sobre as demais diligências que foram empenhadas no Inquérito Policial, sobre participação de demais envolvidos no delito e vários outros detalhes do IP.

12 comentários:

  1. Sou 3°SGT PM do rio de Janeiro,e na minha opinião a PM não faz investigação no ambito civil,o serviço reservado deveria existir apenas para dar suporte de inteligência ao serviço ostencivo para melhor desempenho de suas atribuições constitucionais,mas devido a interesses diversos ,tudo em nosso pais é bagunçado,nimguem se entende,um quer ser mais que o outro,enquanto isso durar quem perde é toda a sociedade pois é mais barato mandar o "severino -faz-tudo"trabalhar onde não fez concurso para tal,ao invez de abrir concurso e contratar e treinar pessoas capacitadas para tais funções.

    ResponderExcluir
  2. Visão parcial do autor do texto. É só mais um (assim como tantos militares fazem) que só olha para o próprio umbigo. Quando houverem pessoas realmente inteligentes e com bom senso tratando do assunto esta situação caótica que é a segurança pública em todo o país vai começar a mudar.

    Observação: Dar carteirada é a mesma coisa que pedir esmola e quem o faz está no caminho certo para ser um policial corrupto.

    Sd PM Petterson.

    ResponderExcluir
  3. infelizmente vivemos numa sociedade onde a vaidade mais do que nunca impera, principalmente no seio de instiuições públicas.

    Sou PM, acredito que a humildade deveria prevalecer, Nós estamos trabalhando para a sociedade como num todo.Infelizmente como está demostrado pelo autor a cerca da equiparação salarial e profissional.

    Acredito que a FUNÇÃO POLICIAL, é especial, com ou sem farda, e nesta seara todos merecem receber os salários com dignidade, para o bom trato da família e consequentimente o justo reconhecimento pela sociedade.

    Caro autor, mais uma vez "temos que sempre unir as forças", pois só assim é que os resultados serão satisfatórios, e de forma alguma criar PICUINHAS, entre as instituições
    como vc já deve ter sido orientado para estas situações. (acompanhe os demais blogs).

    ResponderExcluir
  4. O autor esqueçeu que tambem é vedado a PC o policiamento ostensivo fardado mas o que mais vemos hoje são policias civis caracterizados(uniformes camuflados,coturnos,coletes taticos)ultilizando armamento tipicamente militar(fuzis,metralhadoras,granadas de mão e etc...)de forma ostensiva mas parecendo uma instiuição militar a quem interessa a uniformização da PC ? lembremos que o que não é visto não é lembrado,e se não é lembrado não gera votos logo esse problema PC X PM é uma questão politica e que nunca vai mudar ,nem que vcs queiram Quando a essa enquete ela só serve para fomentar a discordia entre as policias ,pra min toda as policias são comfiaveis  dessa enquete só não confio na (in)justiça

    ResponderExcluir
  5. Que a PC trabalha muito é questionável, mas que essa corporação produz pouco, isso é fato. Dos inúmeros homicídios, roubos, estelionatos dentre outros crimes que ocorrem por ano em MG, quantos são solucionados? Quais são os resultados que a PC tem apresentado à SEDS? Reconhecimento se conquista.

    ResponderExcluir
  6. Tudo Lorota....PC trabalha demais....aqui na minha cidade sempre que levamos ocorrências pra eles depois da 23 horas, estamos na verdade é importunando o precioso sono deles...

    ResponderExcluir
  7. Texto extremamente parcial e leviano. Verifica-se que o autor descreveu pormenorizadamente a rotina de um policial civil, ao passo que resumiu, da forma mais esdrúxula possível, a atribuição de um PM.
    Não é com palavras que se ganha apoio, mas sim com trabalho... e muito!
    Vamos sair do plano da reclamação e partir para a ação. Não adianta ficar estimulando rivalidades. A polícia deve se preocupar em fazer o seu trabalho, com honestidade e competência.
    Se o policial civil acha que só lá existem pessoas com curso superior, está extremamente equivocado. Olhe ao redor, e veja que o Brasil inteiro está saturado de bacharéis. (viva as universidades particulares)
    Sobre tal assunto, é importante salientar que o concurso da PMMG é muito mais concorrido que o da PC.

    ResponderExcluir
  8. Acho esse post totalmente sem nexo. A polícia militar faz serviço de policial civil por falta de efetivo do mesmo.Os policias militares que fazem isso( todos do trabalho ostensivo) não fazem pq querem ser policiais civis, pq acham q ser policial civil é ser melhor que pm, mas sim pq se eles não fizerem ninguém faz.
    Mas a culpa não é da PM e nem da PC , sim da falta de estrutura e do descaso que o governo tem com a polícia civil.

    Lendo o seu post no blog debatepolicial.blogspot.com me admirei quando vc disse que policial civil sobe morro SIM ! POde até ser...mas não como a militar.
    São atributos diferentes colega, é diferente.Se vcs fizessem o mesmo serviço de militares não precisaria de existir os agentes de polícia.

    "Temos que acabar com esta “aberração constitucional”: A FUNÇÃO DA PM NÃO É INVESTIGAR, SOLICITAR MANDADOS DE BUSCA, PRISÃO OU INTERCEPTAÇÂO TELEFÔNICA, E SIM O TRABALHO PREVENTIVO/OSTENSIVO (PATRULHAMENTO, ABORDAGENS, ETC)." citado da seu post.


    Quando um militar faz isso não é porque o sonho dele é ser polícial civil , MAS PQ SE ELES NÃO FIZEREM NINGUÉM FARÁ. ISTO É ORDEM DOS PRÓPRIOS COMANDANTES DE BATALHÃO, E OS "PRAÇAS" JÁ SE ADAPTARAM A ISSO E FAZEM ISTO DE SUA ROTINA.


    NÃO JOGUE A SUA RAIVA EM CIMA DA POLÍCIA MILITAR.ESTAMOS INDIGNADOS COM O DESCASO DO GOVERNO ASSIM COMO VOCêS.ACHO MUIO BACANA ESTA PARALISAÇÃO QUE VOCÊS ESTÃO FAZENDO.QUEM SABE ASSIM VOCÊS ADQUIREM MAIS RESPEITO.NÓS DA MILITAR,FAZER TAL TIPO DE PARALISAÇÃO É QUASE IMPOSSÍVEL ,POIS NÓS TEMOS UMA HIERARQUIA.QUEM COMPRA A BRIGA DA PM ,DEPOIS COM CERTEZA É EXPULSO DA CORPORAÇÃO,POR CIMA NÃO DÁ PRA FICAR COLOCANDO A CARA NA FRENTE,MAS COMO VOCÊS NÃO TEM ESSE REGIME PODEM FAZER ESTA PARALISAÇÃO.ESTÃO DE PARABÉNS E BOA SORTE.

    ResponderExcluir
  9. vamos "fazer" p/ depois sermos dignos de "ser"...
    meire...granadas de mão, fuzis, metralhadoras...e se possível ateh bazooca, pode sim ser um armamento utilizado, se preciso por ambas policias...naum existem medidas p/ o crime.
    e esse post eh taum sem nexo q nem tem oq discutir sobre o assunto...e tem gente ahi afim de colocar mais lenha dizendo q a PC naum trabalha e qm trabalha eh a PM...e vice e versa...poxa...vai da realidade de cada policia em atuação em diferentes estados, e população...e as condições q governo nos da p/ trabalhar....

    o problema eh q tem mta gente q entra na função p/ qrer aparecer e ter uma instabilidade...
    meo se for essa a intenção...recomendo q nem cheguem a prestar um concurso...pq a polícia (PM e PC)exige demaaaaais!
    acho q se existe algo p/ ser criticado naum eh nenhuma das polícias...e sim o governo
    como nosso amigo Danisius disse ahi...

    "infelizmente vivemos numa sociedade onde a vaidade mais do que nunca impera, principalmente no seio de instiuições públicas."


    tem q ser por amor...e naum pela emoção!

    abraço a todos

    ResponderExcluir
  10. Infelizmente a briga de policia civil e militar é antiga, mas é visivel que a civil carece e muito de recursos humanos e materiais, visto que o que da voto é viatura e homens na rua, coisa que mesmo que a civil tivesse não apareceria e não daria voto.
    A usurpação de função é visivel que ocorrem em ambas instituições, porém muito mais pelo lado da PM. Sinceramente me preocupa e muito o ruma que as policias civis do país estão tomando e ouçam o que eu digo rumam a extinção da instituição, espero que isso mude.
    PF Linhares

    ResponderExcluir
  11. Querer comparar o salário de um Soldado PM que arrisca sua vida combatendo o crime, que faz também ocorrências de alta complexiade com escrivão (DIGITADOR) ou investigador (BALCONISTA DE DELEGACIA) é brincadeira de mal gosto né!!!!

    ResponderExcluir
  12. O trabalho do Soldado é tão complexo quanto o do agente de polícia

    ResponderExcluir